domingo, 21 de fevereiro de 2010

Descubra a sua estupidez para se tornar inteligente



No momento em que procuram ser inteligentes deixam de o ser. Isto é muito importante, prestem-lhe atenção. Se eu sou estúpido e todos me dizem que devo tornar-me inteligente, trato de estudar mais e de obter notas mais elevadas. E então dirão: "ele está mais aplicado" e elogiam-me. Mas eu continuo estúpido, pois só adquiri uns enfeites de inteligência. O problema, por conseguinte, não é como tornar-me inteligente mas sim como livrar-me da estupidez; sendo estúpido procuro tornar-me inteligente, mas estou a actuar de um modo estúpido. Vejam bem, a questão básica está relacionada com a mudança. Quando perguntamos o que é a inteligência e de que forma nos poderemos tornar inteligentes, isso implica num conceito do que seja a inteligência, para depois nos moldarmos a esse conceito. Porém, possuir uma fórmula, teoria ou conceito do que seja a inteligência e tentar moldar-se de acordo com esse padrão, isso é tolo, não será mesmo? Conquanto se formos estúpidos e começarmos a descobrir em que consiste essa estupidez, sem desejo nenhum de a alterar para uma outra coisa, nem ficarmos abismados com o horror da própria estupidez e parvoíce, então poderemos descobrir que ao deslindar o problema, sobrevem uma inteligência livre de estupidez e destituída de esforço.
Krishnamurti