sábado, 13 de fevereiro de 2010

Óleo de fígado de bacalhau reduz risco de doença psicótica


"O consumo regular de óleo de fígado de bacalhau reduz o risco de doença psicótica nas pessoas mais susceptíveis a serem diagnosticadas com esta patologia, revela um estudo recente, citado pelo site Tribuna Médica Press.

A ingestão de suplementos durante um período de três meses bastou para reduzir o risco de doença psicótica, como a esquizofrenia, em um quarto, explicam os autores do estudo em declarações à revista Archives of General Psychiatry.

Os investigadores acreditam que o efeito benéfico destes produtos reside no ácido gordo ómega-3, que poderá alterar o sistema de sinalização do cérebro. “A descoberta de que o tratamento com produtos naturais pode prevenir, ou retardar, o desenvolvimento de esquizofrenia poderá significar que existem alternativas aos medicamentos antipsicóticos”, adiantou Paul Amminger, coordenador do estudo.

Os antipsicóticos são medicamentos muito fortes que podem ter efeitos secundários severos. Em contrapartida, os suplementos são, na generalidade, bem tolerados e fáceis de tomar, esclarecem os cientistas. Para este estudo, a equipa, que juntou investigadores da Áustria, Austrália e Suíça, analisou 81 pessoas susceptíveis de desenvolver psicoses."


Aqui está uma boa razão para começar a ser a Ministra da Saúde a negociar o aumento das cotas de pesca do bacalhau, em lugar do Ministro da Agricultura e Pescas, que nunca teve isco no anzol para tratar dos interesses do nosso "fiel amigo" em Bruxelas...o que provalmente é uma causa que tem contribuido para o agravamento da saúde mental dos portugueses, que é um povo que sempre apreciou tudo o que cheira a bacalhau!...:)